A proposta temática deste colóquio situa-se na confluência de dois campos de pesquisa: a história ambiental e as pequenas cidades. A história urbana ambiental tem vindo a desenvolver-se desde os anos noventa do século passado, privilegiando o estudo das metrópoles durante o período contemporâneo. Com esta iniciativa, é nosso propósito aplicar as problemáticas ambientais às pequenas e médias cidades e ampliar o horizonte cronológico, desde a Idade Média aos nossos dias. Interessa-nos, assim, inquirir acerca da pertinência das interrogações tradicionais da historiografia ambiental, quando colocadas às unidades urbanas de reduzida dimensão, e analisar os problemas ambientais que lhes sejam específicos.
Convidam-se os investigadores a apresentar propostas de painéis ou comunicações individuais, abordando esta problemática, sob o ponto de vista monográfico ou comparativo, balizado numa época histórica ou em várias cronologias, de acordo com os seguintes eixos temáticos:
1 - O impacto das pequenas cidades sobre o ambiente natural.
2 - O impacto do ambiente natural sobre as pequenas cidades.
3 - Respostas societais às mudanças do ambiente urbano e aos problemas ambientais verificados nas pequenas cidades.
4- Aspetos ambientais das relações das pequenas cidades com a zona periurbana e/ou com a sua área de influência.
A sua organização resulta da iniciativa conjunta da Rede das Pequenas Cidades no Tempo, do município de Castelo de Vide, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Instituto de Estudos Medievais, CHAM — Centro de Humanidades, Instituto de História Contemporânea) e da École des hautes études hispaniques et ibériques (Casa de Velázquez, Madrid), através do programa CIDADES.