Ásia: Povos, Poderes, Intercâmbios

A linha temática «Ásia: Povos, Poderes, Intercâmbios» é um espaço de debate, reflexão crítica e cruzamento de ideias e projetos colaborativos sobre a diversidade do mundo asiático.

Objectivos

A Linha Temática desenvolve o seu trabalho a partir de três coordenadas principais:

1. Uma larga amplitude temporal, abarcando momentos e épocas distintas, desde a Antiguidade aos nossos dias;
2. A abrangência de espaços e contextos históricos, desde o Próximo ao Extremo Oriente, que inclui ainda contactos, relações e dinâmicas extra-asiáticas, nomeadamente com a Europa e com o Novo Mundo;
3. Uma interdisciplinaridade, quer no campo das ciências históricas, quer envolvendo outras disciplinas das Ciências Sociais e Humanas como a demografia, a sociologia ou a arqueologia.

“Povos, poderes, intercâmbios” são itens agregadores da pluralidade das realidades da Ásia que constituem apenas tópicos indicativos da multiplicidade de questões, perspectivas e contextos históricos com cabimento na Linha Temática, nomeadamente:
a) abordagens locais, regionais ou transregionais;
b) relações Ásia-Europa, quer em contexto colonial, quer através de análises globais ou comparativas;
c) formação, organização e evolução das sociedades asiáticas, abrangendo configurações políticas diversas (como “estados”, “sultanatos”, “federações”, “impérios”) e respectivas dinâmicas;
d) contactos, fronteiras, diásporas, sinergias e trocas de âmbito diverso, no espaço asiático e no seu exterior, tanto culturais, tecnológicos, económicos ou ideológicos.

Coordenação  Paulo Jorge de Sousa Pinto

Projectos

Projectos de Investigação em Curso

Portugal – The Philippines: Connected Histories