PT EN

História Ambiental e o Mar

Esta é uma Linha Temática marcadamente dedicada à investigação em História Ambiental. Tem como objectivo a consolidação da História Ambiental e das Humanidades Ambientais no CHAM, FCSH e NOVA, desenvolvendo estudos dedicados ao Mar e Sociedades, processos históricos e ambientais. É atualmente constituída por investigadores de diferentes áreas disciplinares e pertencentes a diferentes grupos de investigação do CHAM, a saber, Economias, Sociedades e Culturas Mercantis; Pensamento Moderno e Contemporâneo; Arqueologia Moderna e da Expansão Portuguesa; Cultura e Literatura; Cultura, história e pensamento ibéricos e ibero-americanos; Arte, História e Património; e A Antiguidade e a sua Recepção.

Esta Linha tenta aproximar-se constantemente das problemáticas e desafios da atualidade, nacionais e internacionais, dando grande importância à divulgação dos resultados científicos produzidos e à comunicação de ciência.

A Linha tem sido o suporte de investigação de alguns dos seus membros, em conjunto com os trabalhos desenvolvidos no âmbito da Cátedra UNESCO “O Património Cultural dos Oceanos”. Desenvolve atividades de investigação, educação e disseminação, tais como: oferta letiva opcional “Materialidades Líquidas”; palestras e atividades em escolas com produção de material didático; disseminação na comunicação social; participação ocasional em exposições; contributo para o canal YouTube e redes sociais do CHAM e da Cátedra UNESCO; participação na Noite Europeia dos Investigadores; organização da III CHAM International Conference “Oceans and Shores: Heritage, People and Environments”; organização do Colóquio Internacional “Explorar o Atlântico: Fronteiras no Espaço e no Tempo” na Universidade dos Açores, entre muitas outras.

No âmbito desta linha têm sido desenvolvidos vários projetos com financiamento europeu, como por exemplo, as iniciativas bilaterais da EEA Grants “Léxico Marinho” e “H-WHALE” ou o projeto MSCA-RISE “CONCHA”.

Membros

Adelino Cardoso, Ana Catarina Garcia, Cristina Brito, Fernanda Marques, Gonçalo Correia Lopes, Hilarino Carlos Rodrigues da Luz, Jaime Silva, Javier Luis Álvarez Santos, Joana Baço, Maria João Castro,Nina Vieira, Patrícia Carvalho, Rute Dias Gregório, Teresa Nobre Carvalho, Vanessa Rato e Mara Silva (voluntária).

Coordenação   .   Nina Vieira

Projectos de Investigação em Curso

H-WHALE - Uma cronologia de mudança: a criação de uma rede de património cultural baleeiro na Europa

. EEA Grants Portugal — Iceland Liechtenstein Norway Grants