Património e Memória

O Património e a Memória são temas transversais à problematização e construção do conhecimento nas humanidades. A linha temática «Património e Memória» incentiva e beneficia da multidisciplinaridade dos investigadores do CHAM, posicionando-se conceptual e metodologicamente num processo de questionamento e alargamento das fronteiras disciplinares às quais a ideia de património cultural esteve durante séculos associada, designadamente através do trabalho desenvolvido no âmbito da Cátedra UNESCO Património Cultural dos Oceanos. A linha "Património e Memória” pretende estimular a discussão interna e contribuir para o debate interdisciplinar sobre o património cultural numa perspetiva de ligação aos tópicos da agenda de Investigação e Inovação da FCT e ao cluster Cultura, Criatividade e Sociedade Inclusiva do programa Horizonte Europa 2030 (https://ec.europa.eu/info/files/orientations-towards-first-strategic-plan-horizon-europe_en).

A linha temática organiza-se em três eixos de trabalho:

Investigação;

Formação especializada e consultadoria;

Curadoria e Humanidades Digitais.

Coordenação   .   Carla Alferes Pinto

Projectos de Investigação em Curso

Western Sephardic Diaspora Roadmap

Unidades de Investigação