Neste espaço, disponibilizam-se diferentes recursos para a investigação nas temáticas relacionadas com o CHAM: o catálogo da biblioteca do Centro, a Enciclopédia Virtual da Expansão Portuguesa (EVE), documentação variada e outros instrumentos de trabalho. Os conteúdos destes dois últimos campos são resultado, na sua maioria, de projectos de investigação já concluídos, liderados pelo Centro ou em parceria, mas também incluem material que não é da autoria do CHAM, e que foi gentilmente cedido pelas instituições responsáveis.

 

 

SEPARADOR 4
HPIP _ Património de Influência Portuguesa é um sítio em linha que disponibiliza recursos escritos e visuais sobre o património urbano e edificado em África, na América do Sul e na Ásia. O recurso tem a chancela científica do consórcio que reúne quatro Universidades portuguesas – Coimbra, Évora, Lisboa e Nova de Lisboa – e a Fundação Calouste Gulbenkian. O HPIP apresenta-se e funciona como um portal público interactivo da base de dados georreferenciada na qual se concentra a informação da publicação Património de Origem Portuguesa no Mundo: arquitectura e urbanismo (4 vols., sob a direção de José Mattoso, FCG entre 2010-11) e os contributos entretanto acrescentados por diferentes projectos académicos, composto sob a forma de dicionário de matriz geográfica. O HPIP é um projecto em constante actualização, feito com a comunidades e em defesa dos seus interesses de salvaguarda, valorização, uso e desenvolvimento integrados destes bens patrimoniais que fazem parte da herança comum da humanidade.
SEPARADOR 3
A nova plataforma combina nomes comuns, espécies, informação relacionada, estudos relevantes, e representações históricas de mamíferos marinhos em 14 línguas diferentes. Além da componente escrita e gráfica, a plataforma tem também uma componente sonora, com a pronúncia destes nomes em diferentes línguas. Estes animais estão também associados a actividades humanas, criaturas míticas, toponímia e zooarqueologia. O utilizador pode pesquisar em cada categoria, e a interface da plataforma é em português, inglês e norueguês. Esta plataforma é um organismo vivo, que pode ser alimentado regularmente e para o qual todos nós podemos contribuir, fazendo-o crescer. O nosso desejo é que a plataforma Léxico Marinho se torne uma ferramenta de trabalho para aqueles que estão interessados no mar, nos seus animais, no seu contacto e relações com os seres humanos e nas interacções que influenciaram nomes, designações, lugares, e lendas.
SEPARADOR 2
Revistas de Ideias e Cultura é um programa de estudo e de reprodução de revistas portuguesas do século XX que faculta o acesso a colecções completas, índices e documentação destas fontes primordiais da história cultural e política (www.ric.slhi.pt). É desenvolvido pelo Seminário Livre de História das Ideias (www.slhi.pt), desde o início do presente século, em parceria com a Fundação Mário Soares e a Biblioteca Nacional de Portugal.
SEPARADOR 1
A biblioteca do CHAM reúne cerca de 14.000 volumes sobre temas da História Global e, em particular, da História dos Descobrimentos e da presença portuguesa no mundo. Contém, além de estudos específicos sobre estas temáticas e de revistas de especialidade nacionais e estrangeiras, clássicos das navegações e viagens, e fontes para a história da expansão portuguesa, para a história cultural da Índia e para a história religiosa do Oriente. Outros conteúdos importantes são filosofia, direito e política, cultura e literatura, além de um conjunto de obras sobre história do livro, escrita, leitura e edição de textos. Também dispõe de uma importante colectânea documental para a história do contexto europeu no século XVI, história do Brasil e escravatura.