Cátedra > Comissão Científica
Titular
João Paulo Azevedo de Oliveira e Costa
Professor Catedrático do Departamento de História, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, Investigador Integrado do CHAM
Áreas de Investigação:
História da Expansão Portuguesa; História do Japão Moderno; Histórias das religiões na Ásia Antiga
História da Europa (séc. XV-XVI)
Amélia Andrade
Investigadora Integrada do IEM, Professora Catedrática do Departamento de História, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa
Áreas de Investigação:
História Medieval de Portugal; História Urbana de Portugal; Poderes, Espaços, territórios e paisagens na Idade Média; Inquirições régias medievais
Carla Alferes Pinto
Investigadora Integrada do CHAM, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa
Docente Mestrado em Património, Departamento História, Universidade NOVA de Lisboa
Áreas de Investigação:
História da Arte, História Moderna; Património
Carlos Carreto
Investigador integrado e subcoordenador Científico do IELT, Professor Associado do Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.
Áreas de Investigação:
Literatura Francesa, Teoria da Literatura, Estudos sobre o Imaginário, Estudos Medievais
Flávio Miranda
Investigador Integrado do IEM e do Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória», bolseiro FCT de Pós-Doutoramento, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa
Áreas de Investigação:
Economia medieval; História das instituições; História urbana; História da Europa na Idade Média
Luís de Sousa Martins
Investigador Integrado do IELT
Áreas de Investigação:
Antropologia Social. Pescas. Comunidades piscatórias. Técnicas de pesca
Maria de Fátima Nunes
Investigadora Integrada do IHC
Áreas de Investigação:
História; História Cultura e Cultura Científica; História Moderna e Contemporânea
CHAM - Centro de Humanidades é uma unidade de investigação inter-universitária vinculada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e à Universidade dos Açores, financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e classificada com “Excelente” no último exercício de Avaliação e de Financiamento das Unidades de I&D (2013-2014).
As “fronteiras” são o tema central do projecto estratégico do CHAM para o período de 2015 a 2020. Assente numa sólida base historiográfica, este projecto multidisciplinar irá estudar a fronteira enquanto linha que separou, ao longo da história, uma pluralidade de sociedades e de culturas mas, também, enquanto uma construção social e cultural que promoveu a comunicação e a interacção. Este tema central organiza-se em torno de três problemas estruturantes: a fronteira como uma divisão espacial; a fronteira como uma demarcação intelectual; e a fronteira e a construção de identidades.
Devido ao seu carácter multiforme, a fronteira é um tema que inevitavelmente requer uma aproximação transcultural, bem como abordagens comparativas e multidisciplinares. O CHAM está particularmente bem capacitado para lidar com este desafio, pois reúne investigadores com formação em diversas épocas (desde a Antiguidade ao período moderno e contemporâneo), vários campos disciplinares (Arqueologia, História da Arte, Património, Literatura, Filosofia e História das Ideias) e áreas da História (História Económica, Social, Cultural, Religiosa, Política, da Ciência, dos Livros e das Práticas de Leitura), bem como especialistas em história de diferentes espaços geográficos.
Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT)
O Instituto de Estudos de Literatura e Tradição é uma UI da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa consagrada aos Estudos Literários - Literatura e Tradição - na sua diversidade de expressão temporal, estética e genológica, nos seus múltiplos modos de transmissão e recepção, bem como em variadas formas de abordagem teórica, metodológica e epistemológica. As suas linhas temáticas são a) Património Imaterial e Imaginários Culturais b) Estudos Avançados de Literatura e c) Práticas da Cultura.
Instituto de Estudos Medievais (IEM) é uma unidade de investigação fundada em 2002 que se constituiu a partir da dinâmica impulsionada pelo Núcleo Científico de Estudos Medievais da FCSH/NOVA que congregou, nos anos 90 do século XX, a maior parte dos investigadores da Faculdade que se dedicavam aos Estudos Medievais, desde sempre encarados numa aceção pluridisciplinar.
Quer no contexto nacional, quer no internacional, o Instituto beneficia de uma herança prestigiada, associada sobretudo aos seus fundadores - José Mattoso e Luís Krus -, revelando ainda uma forte identidade própria, pois é a única unidade de investigação em Portugal exclusivamente dedicada aos Estudos Medievais, simultaneamente, juntando a Arqueologia, a História, a História de Arte, a História da Música e a Literatura. Adquire, assim, uma especificidade própria decorrente da abrangência metodológica e da inter e multidisciplinaridade, que ultrapassa o mero âmbito das ciências sociais e humanas.
Instituto de História Contemporânea (IHC) dedica-se ao estudo, formação e divulgação no âmbito da História Contemporânea em geral e da História de Portugal em particular. A sua missão tem por objetivo desenvolver e promover o estudo e a investigação da história contemporânea em geral e da História de Portugal no quadro nacional e internacional, mantendo um atividade constante e programada, adequando e consertando os principies e prioridades do programa científico com a formação de investigadores e a divulgação dos resultados do seu trabalho. Contribuir para a promoção de uma cultura de base histórica, indispensável ao desenvolvimento sustentado e generalizado das sociedade do conhecimento, através de ações e projetos de natureza científica e da divulgação ativa dos seus resultados recorrendo às várias plataformas de comunicação, desde a publicação convencional às novas tecnologias da informação. Intensificar o grau e os meios de internacionalização dos estudos e das investigações sobre história contemporânea, estimulando intercâmbios, desenvolvendo parcerias e trabalho em rede, promovendo a análise comparada e a interdisciplinaridade.
Endereço Postal:
Cátedra O Património Cultural dos Oceanos
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Universidade NOVA de Lisboa
Avenida de Berna, 26-C
1069-061 Lisboa
PORTUGAL
Localização:
Colégio Almada Negreiros (CAN)
Universidade NOVA de Lisboa — Campus de Campolide
3.º piso – Sala 351
Email: catedraoceanos@fcsh.unl.pt