Home | Descrição do Projecto | Colecção | Equipa de Investigação | Instrumentos de Trabalho | Avaliação

A sumariação da colecção “Junta da Real Fazenda do Estado da Índia” iniciou-se em 1997 no âmbito das actividades do extinto Centro de Estudos Damião de Góis (CEDG), organismo resultante de um protocolo de colaboração entre a Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e o Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo.

A direcção do projecto era da responsabilidade do Prof. Doutor Artur Teodoro de Matos (director do CEDG) e a coordenação técnica do Dr. Pedro Penteado (técnico superior do Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo).

Este projecto pretendia divulgar o conteúdo desta colecção entre os investigadores e todos os interessados pelo estudo da presença portuguesa no Oriente, nomeadamente nos séculos XVII e XVIII.

Optou-se pela sumariação dos documentos em detrimento da transcrição integral para evitar a morosidade desta, além de que a existência em suporte de microfilme da quase totalidade dos códices permite um fácil acesso aos mesmos. Para além dos sumários, que contém a informação considerada relevante, elaboraram-se listas, ordenadas alfabeticamente, de todos os antropónimos e topónimos referidos nos documentos, permitindo assim a recuperação de alguma informação secundária.

Vicissitudes várias, incluindo o mau estado de conservação da documentação, impossibilitaram a concretização integral do projecto. Dos cerca de 100 códices que compõe esta colecção sumariaram-se 62 livros. Parte dos restantes encontram-se em mau estado de conservação, o que impossibilita a sua microfilmagem, sem um prévio trabalho de restauro, bem como a sua sumariação. Dos livros sumariados foram publicados, pelo CEDG e pelo Centro de História de Além-Mar (CHAM), três volumes incluindo os sumários de 9 códices, respectivamente os livros 1, 2, 3, 6, 17, 18, 31,32 e 41 (Junta da Real Fazenda do Estado da Índia, dir. Artur Teodoro de Matos, vols. 1 e 2, Lisboa, Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses/Centro de Estudos Damião de Góis, 2000; e vol. 3, Lisboa, Centro de História de Além-Mar (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa), 2001).

Com a extinção do CEDG em finais do ano 2000 o Comissário-Geral da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, Prof. Doutor Joaquim Romero Magalhães, e o Director do IAN/TT, Prof. Doutor Bernardo Vasconcelos de Sousa, sob proposta do Prof. Doutor Artur Teodoro de Matos, anuíram à entrega desse projecto ao CHAM, de forma a concluir os trabalhos e a publicar os sumários.

Em 2004 o referido Centro apresentou um projecto à Fundação para a Ciência e Tecnologia, da responsabilidade da Prof.ª Doutora Maria Augusta Lima Cruz, intitulado «Fontes para a História do Estado Português da Índia (Séculos XVII-XVIII)». A colecção “Junta da Real Fazenda do Estado da Índia”, o qual foi aprovado e financiado.

Este projecto procura contribuir para um melhor conhecimento e aproveitamento da referida colecção. Para tal prevê a criação e a disponibilização de instrumentos de pesquisa que auxiliem os investigadores a compreenderem a importância desta fonte primária, bem como a melhor dirigirem as suas pesquisas de acordo com os seus próprios interesses.

O projecto prevê a revisão dos sumários elaborados anteriormente pela equipa que trabalhou no CEDG, num total de 53 códices, a revisão final dos livros a editar e a elaboração de pormenorizados índices de natureza analítica e cronológica de cada um dos livros.

Por fim a concretização deste projecto procura estimular a produção historiográfica acerca da evolução política, financeira, económica, administrativa e social do Estado Português da Índia durante os séculos XVII e XVIII.

 

Projecto: Fontes para a História do Estado Português da Índia nos séculos XVII-XVIII.
A Colecção Junta da Real Fazenda do Estado da Índia
Projecto FCT:
POCTI/HAR/60027/2004 (2006-2008)
Centro de História de Além-Mar-FCSH-Universidade Nova de Lisboa e Universidade dos Açores