PT EN
Seminário Livre 11.12.2021
História das Ideias
16h00 | Museu do Neo-Realismo  Apresentação do Website de Revistas Neorrealistas

 

As revistas «Sol Nascente» (1937-1940), «Cadernos da Juventude» (1937), «Altitude» (1939) e «Ler» (1952-1953). Com a presença de João Madeira e Luís Andrade.

 

O Município de Vila Franca de Xira estabeleceu um protocolo de cooperação com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, que contemplou o estudo das revistas Sol Nascente, Cadernos da Juventude, Altitude e Ler, que fazem parte do acervo do Museu do Neo-Realismo, e a sua disponibilização digital, crítica, indexada e documentada, bem como a publicação de sites de cada uma das revistas no portal Revistas de Ideias e Cultura (www.ric.slhi.pt). Pretende-se com este trabalho aprofundar o conhecimento sobre o neorrealismo, valorizando o seu legado histórico, assim como facilitar a divulgação destas fontes primordiais do movimento junto de um público mais vasto.

 

É o resultado deste trabalho que será apresentado no próximo dia 11 de Dezembro, pelas 16h00 no Museu do Neo-Realismo. A sessão conta com a participação de João Madeira, que fará a apresentação das revistas, e de Luís Andrade, que conduzirá a apresentação (com navegação) dos sites respectivos.

 

Entrada livre. Lugares limitados de acordo com as normas da Direcção-Geral da Saúde.

 

 

Organização

CHAM / NOVA FCSH

Município de Vila Franca de Xira

 

Convite (.pdf)