PT EN
SEPARADOR 1

SEPARADOR 2

Publicação em linha que divulga conteúdos resumidos de natureza científica, educativa e cultural. Disponibiliza artigos, imagens e diversos auxiliares de trabalho. (brevemente disponível)
SEPARADOR 3

Enciclopédia em linha composta por um dicionário biográfico, um dicionário de instituições e um glossário especializados nas áreas da história da arte e das artes decorativas, e na história da arquitectura.
SEPARADOR 4
 

Índice elaborado por Álvaro de Araújo Antunes e Márcio Roberto Alves dos Santos para navegar pelo conjunto de documentos desta coleção do IAN/TT.
SEPARADOR 5

Intrumento de trabalho que resulta do projecto de investigação A Nobreza e o Estado da Índia no século XVI.
SEPARADOR 6

Levantamento dos topónimos do "Oriente", existentes na obra do Visconde Lagoa. Além da actualização dos nomes, quando possível, identificam-se as coordenadas geográficas dos locais.
SEPARADOR 7

Portal público interactivo, a partir de uma base de dados georreferenciada, com acesso a recursos escritos e visuais sobre o património urbano e edificado em África, na América do Sul e na Ásia.
SEPARADOR 8

Acesso a fontes escritas e iconográficas com o objectivo de construir um imaginário bélico dos campos de batalha sob influência portugesa. Recurso do projecto De remilitari: da escrita da guerra à imagem do campo de batalha no espaço português (1521-1621).
SEPARADOR 9

Base de dados que reúne informação, primordialmente, de fontes jesuítas. Recurso do projecto Interacções entre rivais. A missão cristã e as seitas budistas no Japão durante a presença portuguesa (c. 1549 - c.1647).
SEPARADOR 10

Transcrição paleográfica e edição crítica da epistolografia de oito jesuítas que missionaram no Extremo Oriente. Recurso do projecto Jesuítas Portugueses no Extremo Oriente nos séculos XVI-XVI.
SEPARADOR 11

Manual didático para professores, com o propósito de sensibilizar para a preservação do património cultural subaquático. Produzido pela Comissão Nacional da UNESCO, em colaboração com a UNESCO, o ICCE e o CHAM.
SEPARADOR 12

Plataforma escrita, gráfica e sonora, que combina nomes comuns, espécies, informação relacionada, estudos relevantes, e representações históricas de mamíferos marinhos em 14 línguas diferentes. Recurso do projecto Léxico Marinho: Construção bilateral de um dicionário europeu sobre mamíferos marinhos na época moderna.
SEPARADOR 13

Documentação histórica, inventário cartográfico iconográfico, algumas fontes inéditas, e a colecção Les Sources Inédites de l’Histoire du Maroc. Recurso do projecto Portugal e o Sul de Marrocos: contactos e confrontos, séculos XV-XVIII.
SEPARADOR 14

Portal que faculta o acesso a colecções completas, índices e documentação de revistas portuguesas do século XX.
SEPARADOR 15

Sítio com informação relativa ao acervo da editora Romano Torres, incluindo artigos, uma lista bibliográfica, um arquivo digital criado através do ICA-Atom, um dicionário biográfico dos colaboradores da editora e testemunhos de protagonistas do mundo da edição.
SEPARADOR 16

Acesso a informação histórica relacionada com animais marinhos, com citações directas de fontes em português e espanhol, e por vezes com a sua tradução para inglês. Recurso dos projectos CONCHA e 4Oceans.
SEPARADOR 17

Portal com informação sobre documentação variada relacionada com a diáspora dos judeus sefarditas e o seu contexto. Instrumento de trabalho que resulta do projecto WSD Roadmap.