PT EN

 

Inaugurada em 2002, a E&D é a colecção de perfil mais internacional do CHAM, publicando sobretudo monografias e volumes colectivos que reúnem contributos correlacionados com as temáticas de investigação desenvolvidas no Centro, maioritariamente, da autoria de investigadores externos estrangeiros.

 

De formato exclusivamente digital, é de âmbito mais lato e publica monografias, ensaios, volumes colectivo resultado, maioritariamente, de investigação colectiva e individual desenvolvida no Centro.

 

Preferencialmente coordenada por membros da Academia açoriana, pretende ser um espaço de reflexão, discussão e interligação de contextos regionais e globais. Privilegia temáticas da história, do património e da cultura insular e atlântica, com destaque pontual para a Macaronésia, sem descurar outras geografias e uma cronologia alargada.

 

Visa a divulgação de trabalhos na área da arqueologia moderna, dando particular atenção a questões como a salvaguarda, a conservação e a valorização do património arqueológico, com especial foco nos territórios, estruturas e materiais resultantes do processo da expansão portuguesa nos séculos XV a XIX.

 

Decorre de uma parceria internacional entre a EDUFBA e o CHAM, e tem por objectivo reflectir sobre o conjunto da experiência imperial/colonial portuguesa, contribuindo para o debate historiográfico recente sobre história dos impérios e história atlântica.

 

Reúne um conjunto de obras publicadas por editoras externas (académicas ou comerciais) que contam com a participação de investigadores do Centro e cuja investigação foi desenvolvida no (ou em colaboração com) o CHAM.