Esta cronologia resulta de uma reflexão interna do CHAM sobre a transversalidade do trabalho desenvolvido pelas linhas de investigação e a importância da recuperação da sua memória para a construção do património e de uma história resiliente. Com o intuito de incentivar a investigação e a inovação e disseminar conhecimento, o Centro tem vindo a proceder à localização, selecção, acondicionamento e classificação do seu património documental, o qual se encontra actualmente disponível num arquivo físico no Colégio Almada Negreiros. No âmbito do projecto de digitalização e curadoria deste arquivo, visamos torná-lo parcialmente acessível online em breve.

O nosso objectivo é que este património seja enriquecido com a colaboração de todos os membros das três unidades de investigação que formam o atual CHAM: o Centro de História da Cultura, o Instituto Oriental e o Centro de História de Além-Mar. Neste âmbito, a presente linha do tempo foi concebida como uma primeira baliza cronológica e memorialista da história do CHAM antes de ser o Centro de Humanidades. Sendo uma história intrinsecamente ligada à da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, antecipamos assim a comemoração dos 50 anos que passarão sobre a sua criação em 2027.