PT EN
MasterClass10.02.2022
Internacionalização académica: ilusões e soluções, Zoltán Biedermann (University College London)
11h00 - 13h00 | online

 

Esta sessão versará sobre os diversos obstáculos que se entrepõem entre a ilusão de poder conquistar a atenção do mundo académico anglófono com investigação lusófona: problemas de perspectiva, método, linguagem e apresentação. Procuraremos, com base em exemplos concretos, identificar estes problemas e reflectir sobre as possíveis soluções.

 

Zoltán Biedermann é Professor de História Moderna no Departamento de Estudos Hispânicos e Luso-Brasileiros de University College London. Licenciado em História e Arqueologia pela Universidade do Porto e Mestre em História Moderna e Antropologia Cultural pela Universidade de Munique, doutorou-se na Universidade Nova de Lisboa e na École Pratique des Hautes Études, de Paris. Foi pós-doutorando na University of California, Los Angeles, e obteve o seu primeiro emprego académico permanente em Birkbeck, University of London. É autor de numerosos estudos em história da expansão europeia na Ásia, com livros recentemente publicados na Oxford University Press y Cambridge University Press, e artigos em revistas como o Journal of Early Modern HistoryPast & PresentAnnales HSS, e Modern Philology. Nesta sessão, conta partilhar as suas experiências de migração e adaptação académica, identificando os principais desafios (metodológicos, linguísticos, e de praxe comunicativa) na internacionalização de investigadores formados em Portugal.  

Exclusivo para investigadores do CHAM.

 

Esta iniciativa insere-se no âmbito das actividades de 2021/22 do pelouro de Programas Doutoral e Pós-Doutoral do CHAM, e tem como objectivo promover o contacto dos investigadores do centro com especialistas de renome internacional. As Masterclasses são um espaço de encontro para conhecer o know-how dos investigadores convidados. Nestes eventos os investigadores do CHAM terão a oportunidade de se familiarizar com as experiências e percurso profissional de colegas de outras instituições, os quais podem servir de exemplo e inspiração para facilitar a internacionalização e impacto dos nossos trabalhos. Exclusivo para investigadores do CHAM.

 

Comissão Organizadora

Pablo Ibáñez-Bonillo (CHAM)

 

Organização

CHAM / NOVA FCSH