Linha Temática Teoria e Metodologia09.02.2022
Conferência
17h00 | online Conferência «Idealismo e realismo na teoria política e no pensamento brasileiro: três modelos de história intelectual», por Christian Edward Cyril Lynch (Fundação Casa de Rui Barbosa)

A apresentaçâo problematiza a tendência que têm os intérpretes do pensamento político brasileiro de organizar suas tradições intelectuais a partir de uma polarização entre idealistas, que veriam a realidade de forma distorcida, e realistas, que a veriam de forma adequada. Propone a necessidade de evitar as classificações dicotômicas, a fim dar conta de formamais produtiva da complexidade ideológica da vida social.

Doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Riode Janeiro (antigo IUPERJ atual IESP-UERJ) em 2007. É professor de Pensamento Político Brasileiro e pesquisador da Fundação Casa de Rui Barbosa.

Pablo Sánchez León (CHAM)