PT EN
Conferência09-11-2018
De Lagos a Alcácer Quibir, margens e contra-margens
09h30 | Auditório da Câmara Municipal de Lagos

 

Lagos tem um vínculo especial com controversa figura de D. Sebastião: foi o Desejado que a elevou a cidade am 1573, ao mesmo tempo que a fez capitania-mor do Reino do Algarve. Convida-nos, por isso, ao enfoque neste espaço geográfico, tanto mais que foi daqui que a armada sebástica seguiu para a etapa final da fatídica «Jornada de África».

 

Alguns dos conferencistas do anterior encontro de 24-25 de Julho, juntamente com membros da equipa de investigação do projecto «De Re Militari: da escrita da guerra à imagem do campo de batalha no espaço português (1521-1621)», irão falar na travessia marítima e marcha dos soldados, destacar algumas das conjunturas mais relevantes da jornada de África (a resistência dos «sufis» e a guerra dos xarifes sádidas), e reflectir sobre a escrita de veteranos e cativos - o testemunho dos vencidos de Alcácer Quibir.

 

Conferência realizada no âmbito do projecto «De Re Militari: Da escrita da guerra à imagem do campo de batalha no espaço português (1521-1621)» (PTDC/ART-HIS/32459/2017), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

 

 

 

Comissão Organizadora

Ana Paula Avelar (CHAM)
José Martins (CML)
Luís Costa Sousa (CHAM)
Rui Manuel Loureiro (CHAM)
 

Comissão Científica

Ana Paula Avelar (CHAM)
Luís Costa Sousa (CHAM)
Rui Manuel Loureiro (CHAM)
 

Organização

CHAM / NOVA FCSH

Câmara Municipal de LAGOS

 

 

Cartaz (.pdf)

Programa (.pdf)