PT EN
MasterClass05.05.2022
com Philippe Erikson (Universidade de Paris Nanterre)
11h00 - 13h00 | CAN - Colégio Almada Negreiros, Sala SE 1 e onlineUm antropólogo além das fronteiras. Retorno reflexivo sobre uma carreira americanista

 

Philippe Erikson é um antropólogo especializado em povos pano da Amazónia e, mais amplamente, em sociedades indígenas das terras baixas da América do Sul. É professor de antropologia na Universidade de Paris Nanterre desde 1996. Foi director da Escola de Doutoramento 395 (2013-2015), e do Laboratoire d'Ethnologie et de Sociologie Comparative (CNRS-UPN, 2014-2019). Desde 2019, é o editor-chefe da revista Journal de la Société des Américanistes. Passou quase 50 meses entre os Matis do Brasil e os Chácobos da Bolívia. Publicou vários livros e numerosos artigos. É nomeadamente o autor de La griffe des aïeux : marquage du corps et démarquages ethniques chez les Matis d'Amazonie (1998, Paris, Éditions Peeters). O trabalho mas recente (co-editado com V. Vapnarsky) é Living Ruins: Native Engagements with Past Materialities in Mesoamerica, Amazonia, and the Andes (2022, Louiseville, University Press of Colorado).

 

Esta iniciativa insere-se no âmbito das actividades de 2021/22 do pelouro de Programas Doutoral e Pós-Doutoral do CHAM, e tem como objectivo promover o contacto dos investigadores do centro com especialistas de renome internacional. As Masterclasses são um espaço de encontro para conhecer o know-how dos investigadores convidados. Nestes eventos os investigadores do CHAM terão a oportunidade de se familiarizar com as experiências e percurso profissional de colegas de outras instituições, os quais podem servir de exemplo e inspiração para facilitar a internacionalização e impacto dos nossos trabalhos.

 

Exclusivo para investigadores do CHAM.

 

Comissão Organizadora

Pablo Ibáñez-Bonillo (CHAM)

 

Organização

CHAM / NOVA FCSH