PT EN
Lançamento do livro05.07.2022
Viagens a volta da mesa nas ilhas da Macaronesia: Itinerarios turisticos do património gastronómico e vinícola, Duarte Nuno Chaves (coord.)
18h00 | Museu da Quinta das Cruzes

 

No próximo dia 5 de julho, pelas 18h00, no Museu Quinta das Cruzes, na cidade do Funchal, será apresentada a 2ª edição do livro “Viagens à volta da mesa nas ilhas da Macaronésia. Itinerários turísticos do património gastronómico e vinícola”. Da responsabilidade da editora açoriana, Letras Lavadas, a presente edição é apoiada e financiada pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, do Governo Regional da Madeira.

Esta publicação, que contou na sua primeira edição, como o apoio da Direção Regional de Turismo, do Governo Regional dos Açores, é coordenada pelo investigador e historiador Duarte Nuno Chaves, contando com a colaboração de mais 23 investigadores, responsáveis pelos 19 capítulos que compõem esta obra.

O imaginário histórico-cultural do mundo insular dos arquipélagos dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde, sustenta-se de práticas ancestrais, baseadas nas memórias da sua identidade coletiva. Os hábitos alimentares constituem um dos pilares dessas reminiscências aliados, em muitos momentos, às práxis de subsistência e à criatividade das suas populações, condicionadas pela insularidade e a aspereza do território inóspito.

Ao palmilhar os itinerários da alimentação tradicional, presenciamos a identidade destas comunidades, a sua ligação às práticas alimentares e às dinâmicas sociais, observamos a interação que existe entre a gastronomia, as manifestações musicais e as danças tradicionais, vinculados ao ciclo da vida das gentes das ilhas.

Paralelamente, o livro privilegia uma viagem histórica pela alimentação, inserida no quotidiano familiar e na inovação contemporânea, potenciadora dos produtos enquanto alavanca de promoção turística destas regiões. A leitura é concluída com um olhar sobre as manifestações culturais e as representações estéticas associadas ao vinho e às paisagens vitivinícolas dos arquipélagos dos Açores e Canárias.

Espera-se, pois, que o livro agora reeditado possa ser um contributo de diferenciação e valorização da oferta dos destinos retratados nesta publicação, contribuindo para a criação de um conjunto de itinerários gastronómicos e vitivinícolas, englobados numa realidade arquipelágica alargada ao âmbito geográfico da Macaronésia.

 

 

Organização

CHAM Açores

 

Cartaz/Convite