PT EN
Sessões Speak Outs! 25.03.2023
Workshops Cultura e Criatividade em Diálogo
16h00-19h00 | Instituto Cultural de Ponta Delgada

 

Os Speak Outs são fóruns públicos facilitados pelos IN SITU Labs, onde os cidadãos apresentam as suas principais questões e preocupações relativamente a desenvolvimento local, bem como as suas opiniões sobre o desenvolvimento futuro da região. Estes fóruns servem para identificar problemas locais específicos (place-based) e explorar soluções e caminhos para o respectivo melhoramento através da prácticas criativas.

 

O projecto IN SITU tem por objectivo principal contribuir para um melhor conhecimento das necessidades, modelos e processos governativos das Indústrias Culturais e Criativas (ICCs) localizadas em zonas não-urbanas/periféricas da Europa, potenciando a sua capacitação enquanto catalisadores de inovação, competitividade e sustentabilidade nas regiões em que se situam. Uma questão central no IN SITU é a articulação entre a investigação e a prática, através de IN SITU Labs a nível local – polos agregadores de diversas redes, que vão providenciar ações de formação e capacitação, e que irão monitorizar os estudos de caso/projetos-piloto do projeto nas seis regiões não-urbanas/periféricas da Europa, localizados em Portugal (Açores), Irlanda, Islândia, Finlândia, Letónia e Croácia.

 

Envolvendo simultaneamente investigação à escala europeia e experimentação a nível local, pretendemos aprofundar o conhecimento acerca: dos efeitos directos e indirectos das ICCs em zonas não urbanas/periféricas, das relações trans-setoriais existentes, das estratégias e sistemas inovadores, bem como das necessidades específicas dos vários intervenientes/agentes das ICCs em cada contexto.

 

Neste âmbito, promovemos a série de workshops Cultura e Criatividade em Diálogo, que são fóruns públicos de discussão (Speak Outs), mediados pelo IN SITU Lab Açores, onde os cidadãos podem apresentar as suas principais questões e preocupações sobre o desenvolvimento local, e partilhar as suas opiniões sobre o futuro do desenvolvimento da região. Estes fóruns servem para identificar necessidades e problemas locais, e explorar soluções e melhores caminhos através de práticas criativas. As respostas às questões identificadas durante os workshops participativos/Speak Outs serão ativadas pelos Estudos de Caso selecionados. Os Estudos de Caso envolvem profissionais/operadores culturais e criativos cujas prácticas criativas dão resposta a questões prementes nas comunidades locais.

 

 

 

Organização

CHAM Açores

CIN SITU Lab Azores CICS.UAc/CICS.NOVA.UAc)

 

 

Cartaz (.pdf)

Press Release (.pdf)