PT EN
Seminário Permanente15.03.2023
Ciência e Cultura – Quebrar Fronteiras
14h30 | Biblioteca Nacional de Portugal O inquisidor, o censor e o humanista digital, por Hervé Baudry

 

A revolução digital veio para quebrar fronteiras. Uma delas é o que chamamos o acesso aberto. Qualquer cidadão pode aceder a uma quantidade prodigiosa de dados para o conhecimento do nosso mundo. Ainda estamos longe de tornar tantos horizontes ao nosso alcance imediato, mas as coisas nunca serão como dantes e só podem alargar o horizonte de cada um, seja ele agente ou receptor desta abertura. Robert Darnton, o bibliotecário de Harvard, promoveu no início do milénio o projecto Digital Public Library of America (DPLA). Num artigo de 2020 intitulado «Digitalizar, democratizar», diz acreditar que «até 2050 haverá uma biblioteca mundial, aberta a toda a humanidade.» Já se tornou familiar o conceito de biblioteca universal: o livro para todos, o conhecimento ao alcance de um clique no computador. No entanto, este ideal em curso de realização está incompleto. Falta outra instituição que, como as bibliotecas, também responda ao «desejo de história que atravessa as sociedades democráticas». Como as bibliotecas, estas instituições são guardadores da memória. Trata-se dos arquivos, mas quem já falou em arquivo universal?

Esta comunicação abordará dois tópicos muito ligados neste quadro dinâmico e prometedor: os processos e a censura inquisitoriais. Ambos têm ligações sob diversos aspetos e por razões históricas, e são objetos em parte inteira da revolução digital.


Hervé Baudry é investigador do Grupo Pensamento Moderno e Contemporâneo do CHAM. Doutorado e habilitado em Literatura Francesa, trabalha desde 2011 sobre a censura de expurgação, ou microcensura na primeira modernidade. É responsável do projeto exploratório FCT "Transcrever os processos da Inquisição portuguesa (1536-1821)" para a criação de um modelo de Inteligência Artificial para a transcrição automatizada dos arquivos.

 

Coordenação

Adelino Cardoso (CHAM)

Nuno Miguel Proença (CHAM)

 

Organização

CHAM / NOVA FCSH