Congresso Internacional08.08.2023 a 11.08.2023
Mundos Indígenas
Universidad del Magdalena Tema   .   Territórios, Territorializações e Saberes Ancestrais em Fronteiras

O Congresso Internacional Mundos Indígenas (COIMI) é um evento bianual e foi criado no âmbito do Seminário Permanente Mundos Indígenas - América no Centro de Humanidades (CHAM / NOVA FCSH—UAC), na Universidade Nova de Lisboa, Portugal entre os dias 27 a 28 de Abril de 2015. O grupo de investigação do CHAM criou o COIMI, objectivando construir uma maior rede colaborativa em âmbitos nacional e internacional para as discussões interdisciplinares sobre a história dos povos indígenas da América. Para tanto, pretende-se ampliar diálogos entre investigadores indígenas e não indígenas da temática em destaque para que se possam construir possibilidades de novos caminhos teórico-metodológicos sobre a pesquisa acerca dos povos tradicionais do século XVI até o tempo presente e também divulgar as ações em prol da memória, património cultural, ambiental, história, educação e direitos indígenas de uma forma geral em âmbito internacional.

No IV COIMI - ABYA YALA, que terá lugar na Universidad del Magdalena, cidade de Santa Marta, Colombia, de 8 a 11 de Agosto 2023, pretende-se ampliar os diálogos entre os investigadores indígenas e não indígenas, construir outros caminhos epistemológicos, políticos, decoloniais e interdisciplinares sobre o tema Territórios, Territorializações e Saberes Ancestrais em Fronteiras.

Universidade del Magdalena, Colombia
CHAM - Centro de Humanidades, Portugal