VII Simpósio Internacional de História e Arqueologia Marítimas23.10.2023 a 25.10.2023
Mares e oceanos na história global
NOVA FCSH - Torre B, Auditório 1

Desde 2016, e com excepção de 2020 —devido à pandemia Covid-19—, realizam- se anualmente as Conferências ou o Simpósio Internacional de História e Arqueologia Marítimas. Estas começaram na Universidade de Cádiz e as últimas ocorreram em Outubro de 2022 na Universidade de Magdalena (Colômbia). Em 2018, a Universidade NOVA de Lisboa e a Universidade de Cádis organizaram a terceira edição, e vão repetir a colaboração cinco anos depois, desta vez sob o título «Mares e oceanos na história global».

Assim, o CHAM – Centro de Humanidades da Universidade NOVA de Lisboa e da Universidade dos Açores e o Departamento de História Moderna, Contemporânea, Americana e da Arte da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Cádiz, têm o prazer de anunciar o VII Simpósio Internacional de História Marítima e Arqueologia “Mares e oceanos na história global”, que decorrerá em Lisboa nos dias 23, 24 e 25 de Outubro de 2023. O evento será coordenado por ambas as instituições e contará com a colaboração da Cátedra UNESCO “O Património Cultural dos Oceanos" (atribuído à Universidade NOVA de Lisboa desde 2016), do Campus de Excelência Internacional do Mar (CEIMAR) e do Museu de Marinha de Lisboa.

A call for papers está aberta até 30 de Maio de 2023.

Vicente Pajuelo Moreno, Universidad de Cádiz / CHAM
Patricia Carvalho (CHAM)
José António Bettencourt (CHAM)

Colaboração

Cátedra UNESCO “O Património Cultural dos Oceanos”
Universidad de Cádiz
Campus de Excelencia Internacional del Mar (CEIMAR)
 Museu de Marinha
PID2021-126850NB-I00 “Connexa mundi. Desarrollo articulación de nodos de  comunicación global: el litoral gaditano y sus proyecciones (c. 1680 -1830)”
ProyExcel_01045 “Proa a la mar. Desarrollo, logística y proyección de la bahía gaditana como nodo naval en el XVIII”
PR2022-033 Los sistemas defensivos del litoral gaditano y su proyección Atlántica (siglos XVI-XVIII).
PAIDI-HUM 313 Intrahistoria, oralidad y cultura en América Latina y Andalucía
ERC Synergy 4-OCEANS "Human History of Marine Life" EU-H2020-GA No. 951649
CONCHA: The construction of early modern global Cities and oceanic networks in the Atlantic: An approach via Ocean’s Cultural Heritage H2020- MSCA-RISE-2017 – GA No. 777998

Call for papers (.pdf)