Colóquio e Exposição14.06.2023
Manuel Jardim [1884-1923]
Colégio de Santo António da Pedreira

A Casa-Museu Elysio de Moura organiza em colaboração com o CIEBA – Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa um duplo evento comemorativo: um colóquio dedicado ao percurso académico do pintor português Manuel Jardim [1884-1923] entre a Escola de Belas-Artes de Lisboa e a Académie Julian de Paris e uma exposição centrada nos desenhos-exame inéditos da sua autoria pertencentes à coleção de Elysio de Azevedo e Moura e Celestina Salgado Zenha.

Colóquio «Manuel Jardim. Fase preparatória.  Percursos entre a Escola de Belas-Artes de Lisboa e a Académie Julian de Paris»

Exposição «Manuel Jardim. Fase preparatória. Os desenhos-exame da Escola de Belas-Artes de Lisboa na coleção de Elysio de Azevedo e Moura e Celestina Salgado Zenha»

O colóquio e a exposição têm a coordenação e curadoria científicas de Milton Pedro Dias Pacheco, diretor da Casa-Museu Elysio de Moura e investigador integrado do CHAM, e de Luísa d’Orey Capucho Arruda, docente aposentada da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e investigadora do CIEBA – Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes da mesma faculdade.

Milton Pedro Dias Pacheco (CHAM)

Casa-Museu Elysio de Moura

Exposição - Cartaz (.pdf)

Colóquio - Programa (.pdf)