Seminário13.07.2023
Modos da Melancolia
15h30 | online O Eu como ferida aberta: contribuições da psicanálise aos modos da melancolia, por Ana Lúcia Mandelli de Marsillac

O Eu como ferida aberta: contribuições da psicanálise aos modos da melancolia

Esta conferência terá como eixo teórico o texto de Sigmund Freud: “Luto e Melancolia” (1917) e se articulará a reflexões da clínica psicanalítica, desenvolvida em um projecto de extensão universitária sobre o dispositivo do Acompanhamento Terapêutico, voltado a casos graves. O texto freudiano nos permite reflectir sobre o luto, como mecanismo elementar da constituição do sujeito, dos processos de elaboração das perdas e de escolha de objecto. A melancolia, por sua vez, é pensada enquanto dimensão estrutural, que demarca modos de ser e estar no mundo, tendo o Eu como ferida aberta. Em muitos casos, que atendemos no referido projecto, encontramo-nos com a melancolia, com esse modo de sentir e responder à vida, de forma marcadamente dolorosa, depreciativa e muito desafiadora para a direção do tratamento. Articular as considerações teóricas à experiência clínica permite visualizarmos formas de intervenção sobre os modos da melancolia, através da escuta, do secretariar e do testemunho, em uma aposta no sujeito desejante.

Ana Lúcia Mandelli de Marsillac. Psicanalista, Psicóloga, Profa. Dra. Departamento de Psicologia e do PPG Psicologia UFSC/Brasil, Bolseira de Produtividade do CNPq, Membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA), Mestre em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS/Brasil, Dra. em Artes Visuais pela UFRGS/Brasil, Pós-doutora Universidade Nova de 2 Lisboa/Portugal. Membro do EVAM/ICNOVA/UNL, Coordenadora do Laboratório de Psicanálise, Processos Criativos e Interacções Políticas (LAPCIP/UFSC), Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC. Desenvolve pesquisas no campo da psicanálise, envolvendo temáticas sobre saúde mental colectiva, artes, processos criativos, política e o corpo na contemporaneidade. Desenvolve, há 10 anos, o projecto de extensão: Acompanhamento Terapêutico: clínica e criação na cidade, que tem por intuito qualificar a formação de psicólogas/os e a oferta de serviços  a casos graves. Autora de diversos artigos, capítulos de livro e livro sobre essas temáticas.

16h15 - Debate

Adelino Cardoso  (CHAM)