Projecto25.10.2019
«Vencer la distancia» — Actores e práticas de governo dos impérios espanhol e português (séculos XV-XIX)
14h00-18h00 | Dep. de História/FFLCH-Universidade de São Paulo) Pensar e Conceber a Distância

Este é o quarto encontro que tem como objetivo debater trabalhos inéditos, sínteses ou estudos de casos, ainda em uma versão inicial, que irão compor um livro a ser publicado este ano, concluindo assim o projecto “Vencer la distancia”.

Sessão moderada por João Paulo Garrido Pimenta (USP)

Oradores:

João Paulo Garrido Pimenta (USP), Pensar e conceber a distância
Dario Barriera (UNR), Concebir la distancia en el gobierno de la monarquía hispanica (s.16-18)
Adma Fadul Muhana (USPJ e lris Kantor (USP), Quando o padre Antônio Vieira diz a distância
Nívia Pombo (UERJ), Distância e bom governo: a escolha dos capitães-generais como garantia de unidade política e soberania do lmpério luso-brasílico

Guillaume GAUDIN (Université Toulouse - Jean Jaurès)
Roberta STUMPF (Universidade Nova de Lisboa)

École des hautes études hispaniques et ibériques (Casa de Velázquez, Madrid)

Labex SMS (Université Toulouse - Jean Jaurès), UMR 5136 (FRAMESPA

Université  Toulouse - Jean Jaurès)

CHAM / NIOVA FCSH