Colóquio Internacional10.10.2019 a 12.10.2019
Viagem à Volta da Lua: 50º aniversário da alunagem da Apollo 11
Universidade dos Açores

O ano de 2019 assinala o 50º aniversário da chegada do primeiro homem à Lua. O dia 20 de Julho de 1969 inspirou a comissão organizadora de Viagem à Volta da Lua: 50ºh aniversário da alunagem da Apollo 11 a celebrar a data com um colóquio internacional dedicado a este acontecimento histórico, acreditando que ele oferecerá a oportunidade para uma reflexão interdisciplinar sobre a variedade de consequências e de interpretações que a alunagem provocou nas Ciências e nas Humanidades.

O contexto propicia o debate em torno de diversas questões. De que modo a alunagem da Apolo 11 modificou mentalidades e representações do mundo no século XX? Quais os reflexos do progresso científico, nas relações internacionais e nas artes? Como interagiu a literatura com outros modos de representação? Que recriações foram feitas desta viagem e com que objetivos? Como têm sido usados os registos históricos da viagem à Lua na investigação e na docência? De que modo poderemos usar esta experiência para enfrentar os desafios do futuro?

Estas e muitas outras questões serão abordadas num Colóquio que pretende dar visibilidade a um corpo complexo de temas e debates sobre este legado, incluindo a compreensão alargada dos anos 60 e as diversas facetas da história e cultura mundiais. O caráter transversal das questões convida à presença de contributos vindos tanto das Ciências como das Humanidades.

Ana Cristina Gil (CHAM/Universidade dos Açores)
Leonor Sampaio da Silva (CHAM/Universidade dos Açores)
Madalena Teixeira da Silva (NICA/Universidade dos Açores)
Maria da Luz Correia (CECS /Universidade dos Açores)