O ano de 2019 assinala o 50º aniversário da chegada do primeiro homem à Lua. O dia 20 de Julho de 1969 inspirou a comissão organizadora de Viagem à Volta da Lua: 50ºh aniversário da alunagem da Apollo 11 a celebrar a data com um colóquio internacional dedicado a este acontecimento histórico, acreditando que ele oferecerá a oportunidade para uma reflexão interdisciplinar sobre a variedade de consequências e de interpretações que a alunagem provocou nas Ciências e nas Humanidades.
O contexto propicia o debate em torno de diversas questões. De que modo a alunagem da Apolo 11 modificou mentalidades e representações do mundo no século XX? Quais os reflexos do progresso científico, nas relações internacionais e nas artes? Como interagiu a literatura com outros modos de representação? Que recriações foram feitas desta viagem e com que objetivos? Como têm sido usados os registos históricos da viagem à Lua na investigação e na docência? De que modo poderemos usar esta experiência para enfrentar os desafios do futuro?
Estas e muitas outras questões serão abordadas num Colóquio que pretende dar visibilidade a um corpo complexo de temas e debates sobre este legado, incluindo a compreensão alargada dos anos 60 e as diversas facetas da história e cultura mundiais. O caráter transversal das questões convida à presença de contributos vindos tanto das Ciências como das Humanidades.
Comissão Organizadora
Ana Cristina Gil (CHAM/Universidade dos Açores)Leonor Sampaio da Silva (CHAM/Universidade dos Açores)
Madalena Teixeira da Silva (NICA/Universidade dos Açores)
Maria da Luz Correia (CECS /Universidade dos Açores)
Hugo Brás (CHAM/Universidade dos Açores)
Comissão Científica
António Machado Pires (University of the Azores)Carlos Guilherme Riley (Universidade dos Açores)
David Farber (Kansas University)
Johanne Sloan (Concordia University)
Margarida Medeiros (CHAM, Universidade Nova de Lisboa)
Maria Leonor Pavão Sequeira de Medeiros (Universidade dos Açores)
Maria do Rosário Monteiro (CHAM, Universidade Nova de Lisboa)
Marília Peres (Universidade de Lisboa)
Susana Serpa Silva (CHAM Açores)
Organização
CHAM / NOVA FCSH