5.º Congresso Internacional Multidisciplinar PHI 201907.10.2019 a 09.10.2019
Inteligência, Criatividade e Fantasia
Maison de la Recherche em Sorbonne Nouvelle, Paris.

Sítio web disponível aqui

O objectivo do Congresso é reunir investigadores de todas as áreas científicas a fim de explorarem e discutirem três conceitos interligados. O primeiro mote é INTELIGÊNCIA, a capacidade de raciocinar, planificar, resolver problemas, pensar de forma abstracta, compreender ideias complexas, aprender e aplicar conhecimentos, mas também raciocinar de forma rápida, ligando a inteligência com a emoção e/ou sensação. O segundo mote é CRIATIVIDADE, a capacidade que o ser humano tem de criar, de produzir ou inventar, de encarar e resolver problemas por meios não convencionais e originais. O terceiro mote é FANTASIA, muitas vezes ligada ao devaneio, à ficção, à utopia, à extravagância e à originalidade, mas sempre dependente da inteligência e da criatividade, propondo formas alternativas de ver, sentir e compreender o mundo.

Estes três conceitos são pedras basilares da maioria das transformações que observamos nas sociedades humanas ao longo da sua evolução e em todas as áreas: na ciência, nas artes e humanidades, na política, na cultura.

Organização: Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design (CIAUD) da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, o CHAM — Centro de Humanidades, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH) e Universidade dos Açores (UAc), e a Universidade de Sorbonne Nouvelle, Paris.

Mais informações | For more information(Web)