FORUM para os que gostam de História Moderna!04.06.2019
Nuno Gonçalo Monteiro (ICS-UL), «O que aprendi com Joaquim Romero Magalhães»
18h00 | NOVA FCSH — Torre B, Auditório 2

Na sequência do colóquio sobre "A Noite" que a Profª Doutora Ana Isabel Buescu organizou, numa experiência única e largamente positiva, de colaboração e de participação dos Alunos de Segundo Ciclo, pareceu, logo no final do Colóquio, que havia que copiar o modelo.

Estava ali em potência uma forma de construção de aprendizagens críticas não formais e de criação de elos de sociabilidade entre vários níveis de saber mas todos concorrentes na descoberta do gosto de estudar e investigar em História Moderna.

Uma vez que todos os docentes da área do Departamento de História se puseram de acordo, trabalhámos em duas reuniões sobre a possibilidade de colocar em funcionamento um Seminário mensal que nos envolvesse com os Alunos de Primeiro, Segundo e Terceiro Ciclos.

Foi fácil. O título FORUM apareceu, foi aprovado, adoptado e trabalhado graficamente. O seminário tomou forma na escolha de todas as primeiras terças-feiras de cada mês, às 18h e sempre na mesma sala, e com base num calendário anual pré-definido e com participação de todos. Encontrámos um encerramento na realização de uma visita de estudo comentada e diversificada. Recebemos o apoio expresso do Director da NOVA FCSH, da Coordenadora do Departamento de História, do Director do CHAM.

Programa:
22 de Junho