Ciclo de Conferências03.06.2019
Exércitos em marcha, cidades em movimento: castrametação e itinerários militares entre Portugal e Marrocos (1578-1580)
17h00 | NOVA FCSH — Edifício ID, Sala Multiusos 3 (piso 4) Conferência «Espionagem e reconhecimento do terreno em Marrocos durante o reinado manuelino » por Paulo Dias (CHAM)

O conceito de exército como cidade em movimento, desenvolvido (Martinez, 2013), cruzando o estudo da notável logísitca espanhola na Flandres quinhentista (Parker, 1972, 2004) consistiu no ponto de partida para uma reflexão dedicada à realidade portuguesa da segunda metade do século XVI.

Ensaiada uma primeira abordagem na comunicação «From Arzila to Alcácer Quibir: itinerary of a city in motion», apresentada no congresso internacional «Alcácer Quibir: margens e contra-margens» (Arquivo Nacional da Torre do Tombo, 24-25 Maio de 2018), será desenvolvida no seminário internacional «Marching Armies, Moving Cities. Military Itineraries and Encampments, from the Classical Tradition to Early Modern Age», a ter lugar na Universidade do Minho a 29 de Abril deste ano, com o apoio do CHAM.

Dado o interesse do tema para o CHAM, e em especial no âmbito do grupo «Sociedade, Política e Instituições», seria interessante aproveitar a ocasião para propor repetir algumas das comunicações. Propomos organizar um pequeno ciclo de três sessões dedicadas à logística portuguesa da segunda metade do século XVI, numa perspectiva teórico/prática, juntando a historiografia e arqueologia. A primeira conferência será realizada por Francesco Paolo Fiore (Sapienza Università di Roma), autor de trabalho relevante no estudo da recepção quinhentista da tradição do acampamento militar romano.

Este ciclo enquadra-se no âmbito:

•    Grupo de investigação «Sociedade, Política e Instituições»

•    Linha Temática «A Europa do Renascimento: os Velhos e os Novos Mundos»

•    Seminário Permanente de Estudos sobre Intercâmbios Culturais e Globalização

Programa | Programme(.pdf)