Ciclo de conferências13.05.2019
Exércitos em marcha, cidades em movimento: castrametação e itinerários militares entre Portugal e Marrocos (1578-1580)
17h00 | NOVA FCSH — Edifício ID, Sala Multiusos 3 (piso 4) Conferência «Alcácer Quibir, the last itinerary of a Portuguese army» por Luís Costa e Sousa (CHAM) e Luis Falcão Fonseca (CH-FLUL)

O conceito de exército como cidade em movimento, desenvolvido (Martinez, 2013), cruzando o estudo da notável logísitca espanhola na Flandres quinhentista (Parker, 1972, 2004) consistiu no ponto de partida para uma reflexão dedicada à realidade portuguesa da segunda metade do século XVI.

Ensaiada uma primeira abordagem na comunicação «From Arzila to Alcácer Quibir: itinerary of a city in motion», apresentada no congresso internacional «Alcácer Quibir: margens e contra-margens» (Arquivo Nacional da Torre do Tombo, 24-25 Maio de 2018), será desenvolvida no seminário internacional «Marching Armies, Moving Cities. Military Itineraries and Encampments, from the Classical Tradition to Early Modern Age», a ter lugar na Universidade do Minho a 29 de Abril deste ano, com o apoio do CHAM.

Dado o interesse do tema para o CHAM, e em especial no âmbito do grupo «Sociedade, Política e Instituições», seria interessante aproveitar a ocasião para propor repetir algumas das comunicações. Propomos organizar um pequeno ciclo de três sessões dedicadas à logística portuguesa da segunda metade do século XVI, numa perspectiva teórico/prática, juntando a historiografia e arqueologia. A primeira conferência será realizada por Francesco Paolo Fiore (Sapienza Università di Roma), autor de trabalho relevante no estudo da recepção quinhentista da tradição do acampamento militar romano.

Próxima conferência terá lugar na NOVA FCSH — Edifício ID, Sala Multiusos 3 (piso 4):

3 Junho | 17h00

Espionagem e  reconhecimento do terreno em Marrocos durante o reinado manuelino

Paulo Dias (CHAM)

Este ciclo enquadra-se no âmbito:
    •    Grupo de investigação «Sociedade, Política e Instituições»
    •    Linha Temática «A Europa do Renascimento: os Velhos e os Novos Mundos»
    •    Seminário Permanente de Estudos sobre Intercâmbios Culturais e Globalização

Programa | Programme (.pdf)