FORUM para os que gostam de História Moderna!02.04.2019
Intervenções de Alunos do Terceiro Ciclo Moderação: Carolina Soares
18h00 | NOVA FCSH — Torre B, Auditório 2

Na sequência do colóquio sobre "A Noite" que a Profª Doutora Ana Isabel Buescu organizou, numa experiência única e largamente positiva, de colaboração e de participação dos Alunos de Segundo Ciclo, pareceu, logo no final do Colóquio, que havia que copiar o modelo.

Estava ali em potência uma forma de construção de aprendizagens críticas não formais e de criação de elos de sociabilidade entre vários níveis de saber mas todos concorrentes na descoberta do gosto de estudar e investigar em História Moderna.

Uma vez que todos os docentes da área do Departamento de História se puseram de acordo, trabalhámos em duas reuniões sobre a possibilidade de colocar em funcionamento um Seminário mensal que nos envolvesse com os Alunos de Primeiro, Segundo e Terceiro Ciclos.

Foi fácil. O título FORUM apareceu, foi aprovado, adoptado e trabalhado graficamente. O seminário tomou forma na escolha de todas as primeiras terças-feiras de cada mês, às 18h e sempre na mesma sala, e com base num calendário anual pré-definido e com participação de todos. Encontrámos um encerramento na realização de uma visita de estudo comentada e diversificada. Recebemos o apoio expresso do Director da NOVA FCSH, da Coordenadora do Departamento de História, do Director do CHAM.

Agora haverá que melhorar, fidelizar participantes e, sobretudo, conceder maior protagonismo aos Alunos dos três ciclos de estudo da História na  NOVA FCSH.

Programa:

7 de Maio