Conferências do CHAM26.02.2019
Conferência «Escravos e libertos nos tribunais do Maranhão Setecentista» por Marinelma Costa Meireles (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, IFMA)
10h00 | NOVA FCSH - Edifício ID, Sala 0.06 (piso 0)

A Conferência versará sobre relações de escravos negros e de libertos com a justiça, aferidas através dos processos julgados nos tribunais do Maranhão, entre a metade do século XVIII e início do XIX, mostrando-os como  indivíduos activos, que adentraram esses espaços como réus, informantes/testemunhas e também como agentes centrais, quando demandaram questões por meio de seus representantes.

Doutora em História Social da Amazônia na Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora de História do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Pesquisa escravidão negra e suas implicações na formação histórica do Maranhão. No momento desenvolve estudos sobre as relações entre a justiça e a escravidão.

Pablo Ibáñez-Bonillo (CHAM)

Cartaz | Poster(.pdf)