PT EN
II Ciclo de Conferências27.11.2018
Literatura Escrita por Mulheres
17h30 | Biblioteca Palácio Galveias Conferência «Noémia de Sousa, ou ser “África da cabeça aos pés” em tempos de colonização», por Noemi Alfieri (Universidade Nova de Lisboa)

 

A moçambicana Noémia Carolina Abranches de Sousa Soares (1926-2002) sempre recusou as etiquetas: não gostava que lhe chamassem poetisa, nem intelectual. Iniciou a publicar poemas ocultando a sua identidade, com uma assinatura que se pudesse confundir com as iniciais do irmão Nuno: NS.

Entre as capulanas da mãe, o ronga, a revolta pela exploração do seu povo e pela crescente discriminação étnico-racial num Moçambique português, mas voltado para Índico, Noémia de Sousa representou uma das poucas mulheres que se distinguiu, entre muitos homens, na sua geração. Na altura, conforme afirmou a própria Noémia, ninguém acreditava que palavras de denúncia tão fortes, contundentes, pudessem sair da caneta de uma mulher e, apesar disso, é frequentemente definida como a “Mãe dos poetas moçambicanos”.


A sua obra, publicada maioritariamente nos anos '40 e '50 do Século XX, ficou dispersa na imprensa da época, com destaque para a Mensagem da CEI e o Brado Africano, até à publicação, um ano antes da sua morte, de Sangue Negro pela AEMO.

 

Este ciclo é organizado no âmbito da linha de investigação «História das Mulheres e do Género».

 

 

 

Organização

CHAM / NOVA FCSH

 

Apoio

BLX — Biblioteca Galveias / CML

 

 

Programa | Programme(.pdf)
Mais informações | For more information(Web)