Conferências do CHAM29.08.2018
Conferência «El corregimiento andaluz en la temprana Edad Moderna» por Pilar Ybáñez Worboys (Universidad de Málaga, España)
Conferência «El comercio exportador de productos agrícolas en la costa del Reino del Granada en el siglo XVIII» por Pilar Pezzi Cristóbal (Universidad de Málaga, España)
17h00 | NOVA FCSH - Edifício ID - Sala 0.06 (piso 0) | Entrada livre

El corregimiento andaluz en la temprana Edad Moderna

Durante a Idade Moderna, o corregimiento constitui o eixo da maquinaria administrativa territorial da monarquia e seu mais forte apoio nas cidades. Assim, desde a adesão à Coroa espanhola da Andaluzia, no século XIII, e Reino de Granada, no século XV, procede-se a implementar a instituição em ambos os territórios ao longo do Antigo Regime. A direcção é realizada apenas por oficial real: o corregidor, a mais alta autoridade das várias cidades, na sua qualidade de delegado e representante régio. A ampla gama dos seus poderes se estendia desde a condução dos assuntos de guerra, a administração da justiça em primeira instância, e competencias em matéria fiscal, política e administrativa.

A concentração em um único indivíduo de tais amplos poderes exigia a nomeação de pessoas capazes que, além disso, detinham o indispensável status da nobreza. Sua eficácia no cumprimento dessas responsabilidades sustentou o objetivo da própria instituição: a defesa dos interesses reais e o governo da vida local.

Pilar Ybáñez Worboys, Professor da Área de História Moderna do Departamento de História Moderna e Contemporânea da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Málaga. Suas linhas de pesquisa
centram-se no século XVI Málaga, a administração municipal no seu lado mais institucional, com especial dedicação às oligarquias locais e redes clientelistas, bem como mentalidades, religiosidade e ambiente festivo. Esses temas foram estendidos tanto para o reino de Granada quanto para a Coroa de Castela, e a estrutura cronológica foi estendida, às vezes, ao século XVIII.

El comercio exportador de productos pgrícolas en la costa del reino del Granada en el siglo XVIII

Desde a Idade Média, a costa do reino de Granada, e Vélez-Málaga e seus terra eram conhecidos como produtores de nozes, passas, figos e amêndoas, que distribuídas por comerciantes genoveses atingiram todos Europa da Baía de Torre del Mar. Era um sistema agrícola que conseguiram transcender suas necessidades de subsistência para se concentrar numa monocultura para fins de exportação, mas que mantinha uma forte dependência de estrangeiros que monopolizaram esse comércio.

No século XVIII, esse comércio de passas foi mantido, com um sistema de comissários que prepararam as tarefas de exportação comprando a fruta por conta própria ou em nome de outros e armazenar o produto para venda, ligado ao comércio marítimo de Málaga, acumulou o mercado e preços impostos, protegidos por uma solvência econômica que lhes permitisse fazer avanços para a colheita e em um relacionamento privilegiado com o membros do conselho municipal. Outros produtos também foram incorporados como açúcar de cana e frutas cítricas que completaram a agricultura especulativo da área.

Pilar Pezzi Cristóbal, Professora Titular de História Moderna no Departamento de História Moderna e Contemporânea da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Málaga. Sua pesquisa centra-se no século XVIII, com vários temas, como a administração municipal de Vélez-Málaga, contrabando e elites de poder do Reino de Granada.

Mar García Arenas (CHAM)

Abstracts(.pdf)