Este evento conta com a participação de quatro reputados músicos e investigadores que têm dedicado a sua atividade ao estudo e ensino dos cordofones característicos dos nossos espaços insulares dos Açores e Madeira.
Cada participante vai apresentar o seu cordofone conferenciando sobre o percurso do mesmo ao longo da história.
Roberto Moritz na Braguinha. iniciou a sua actividade instrumental em 1990 no Gabinete Coordenador de Educação Artística, na actividade de Instrumentos de Corda Tradicionais Madeirenses.
Estudou Guitarra, Formação Musical e Classe de Conjunto no CEPAM Desde 1997 lecciona a actividade de Cordofones Tradicionais na Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia da Direcção Regional de Educação/Secretaria Regional de Educação da RAM, sendo actualmente o Director Artístico do grupo Si que Brade.
Rafael Carvalho na Viola da Terra. Músico e docente, exerce funções de professor de Viola da Terra, desde o ano letivo 2008/2009, no Conservatório Regional de Ponta Delgada. Entre outras actividades de dinamização deste instrumento, desenvolveu o primeiro Programa Mínimo de Viola da Terra Micaelense para o Conservatório Regional de Ponta Delgada, da Iniciação ao V Grau.
Vítor Sardinha na Viola de Arames. Músico, professor, compositor e investigador. Tem o Curso de Guitarra Clássica do Conservatório de Música da Madeira e a Profissionalização em Serviço (Educação Musical) pela Universidade da Madeira. Professor de Guitarra e História da Música no Gabinete de Apoio à Expressão Musical e Dramática. Cursou Antropologia Social no ISCTE.
Wellington Nascimento no Cavaquinho. Musico, formador e investigador do CHAM, é autor de vários artigos científicos abordando a temática dos cordofones, sendo de destacar a autoria da tese de mestrado «Viola da terra, património e identidade açoriana» no âmbito do Mestrado em Património, Museologia e Desenvolvimento da Universidade dos Açores.
Organização: Casa da Madeira dos Açores
Organização
CHAM / NOVA FCSH