Congresso Internacional16.05.2018 a 19.05.2018
Património cultural e arquivos de família nos arquipélagos da Macaronésia
NArchivo Histórico Provincial de Santa Cruz de Tenerife

Na última década varias linhas de investigação em história e arquivística, têm promovido novas perspectivas de investigação sobre a construção dos arquivos e das fontes históricas.

Estas novas correntes, no campo da arquivística histórica e da epistemologia da história, colocam a questão da revalorização dos arquivos de família, não só como repositórios de fontes documentais alternativas aos arquivos institucionais da Igreja e do Estado, mas também como objectos de estudo em si mesmos, devido ao contexto específico de criação e transmissão do arquivo familiar construído à margem dos espaços oficiais do poder político-institucional coevo. Isto faz dos arquivos de família um património comum cujo valor transcende a sua dimensão histórica envolvendo a toda a sociedade, uma vez que resultam especialmente interessantes como expressão de identidades, memórias e discursos históricos plurais.

Precisamente porque integram um património cultural comum, a proposta que fazemos é a de aprofundar o conhecimento dos arquivos de família dos arquipélagos da Macaronésia.

Organização: Gobierno de Canarias, Instituto de Estudos Medievais (IEM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), CHAM — Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores (CHAM/NOVA FCSH-UAc), Universidad de La Laguna (ULL), Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC), Universidade da Madeira (UMa), Universidade dos Açores (UAc), Universidade de Cabo Verde (UCV) e o Arquivo Nacional de Cabo Verde (ANCV)