Abstracts: O estudo das mulheres medievais através das artes (ou, em sentido mais amplo, da cultura material), perspectivando essa relação, diríamos de reciprocidade, a partir de novas molduras teóricas e metodologias, tem permitido progressivamente ultrapassar a imagem de passividade ou irrelevância que ainda obscurece o conhecimento de diversas figuras, mostrando, por contraponto, como algumas mulheres podem ser promotoras de uma comunicação pelas imagens, líderes de mudança e inovação e canais de um intercâmbio internacional de modelos. Aquilo que as move é frequentemente um desejo de intervenção no seu próprio tempo e contexto, que não se aprisiona numa reclamação “subversiva” do sistema. Nesta sessão, propomo-nos abrir o debate sobre as potencialidades (mas também os limites) desta abordagem, partindo dos vestígios materiais nascidos do seu desaparecimento físico (os sepulcros) para um perscrutar acerca do modo como certas mulheres se pensaram a si mesmas e tiveram nas imagens, simultaneamente, um espelho e um instrumento para o eternizar de quem foram (ou puderam ser).
Este Seminário Permanente tem por objectivo suscitar o interesse por temas relacionados com género e contribuir para a construção de uma história da mulher a partir da pesquisa desenvolvida por investigadoras/es nacionais e estrangeiros.
Foto: Marcia de Verona realiza o seu auto-retrato, in Giovanni Boccaccio, DE Mulieribus Claribus (tradução francesa), séc. XV; Bibliothèque nationale de France, ms. Français 599, fl. 58.
Organização
CHAM / NOVA FCSH
Cartaz | Poster (.pdf)
Seminário Permanente de Estudos sobre História das Mulheres (Web)