Colóquio07.09.2017 a 09.09.2017
Sines, o Porto e o Mar. História e Património
Auditório da Administração do Porto de Sines, Centro de Artes de Sines

Inscrições abertas aqui.

Na sequência das escavações arqueológicas de emergência em 2013, no cemitério de Largo Poeta Bocage, em Sines, vários vestígios arqueológicos vieram colocar em causa o conhecimento acerca da relevância de Sines na Época Moderna. Identificaram-se enterramentos relacionados com a escravatura, dando vida a uma outra pista para o circuito mundial das rotas de escravos.

Neste âmbito a Câmara Municipal de Sines iniciou um projeto de investigação, coordenado pelo Arquivo Municipal de Sines, acerca do passado atlântico de Sines nas suas várias vertentes económica, social, cultural e das mentalidades ao longo da história. Uma das vertentes do projeto Sines no Atlântico é o estudo da presença africana em Sines desde a Época Moderna, através dos afluxos de escravos, até ao presente, com a fixação de uma importante comunidade cabo-verdiana na cidade, já no contexto do Complexo Industrial.

Município de Sines

Participação

CITCEM
CIDEHUS / UÉ