12 de Maio | 09h30-17h00 | Formação «Arquivos de Família: hipóteses de trabalho»
Estas iniciativas pretendem trazer à luz do dia a temática dos Arquivos de Família, bem como alertar detentores, particulares, e instituições públicas com responsabilidades culturais, para a importância dos mesmos e da necessidade da sua preservação, num trabalho que se quer feito em proximidade entre particulares e entidades públicas.
O Colóquio «Arquivos de Família: desafios atuais» trará a São Miguel alguns dos profissionais nacionais que mais têm trabalhado a área dos Arquivos de Família, nomeadamente Maria de Lurdes Rosa, Filipa Lopes e Rita Sampaio da Nóvoa, do Instituto de Estudos Medievais, bem como a contribuição internacional de Andrew Flinn, do University College London, e de Judit Gutierrez de Armas, da Universidad de La Laguna. O Colóquio pretende apresentar ao público regional projetos em curso relativos a Arquivos de Família, abordar resultados e metodologias, bem como contribuir para a problematização desta área específica.
A Formação «Arquivos de Família: hipóteses de trabalho» é destinada a técnicos superiores de arquivo e a detentores/gestores de Arquivos de Família, e pretende abordar, igualmente, mas de uma forma mais técnica, metodologias e hipóteses de trabalho, na procura da partilha de experiências e projetos entre profissionais e detentores de arquivos.
As inscrições para o Colóquio e para a Formação (esta limitada a 15 participantes) podem ser efectuadas até ao dia 5 de Maio, através do e-mail: socioeducativo.bparpd@azores.gov.pt .
Organização
B.P.A.R.Ponta Delgada
Participação
CHAM / NOVA FCSH
IEM / NOVA FCSH
ICPD
APBAD - Açores