1.ª Conferência Internacional05.05.2017 a 06.05.2017
Ética, Política e Cultura - Migrações
NOVA FCSH, Edifício ID, Sala Multiusos 3 (piso 4), Torre B, Auditório 2, Sala T9 e T12

KEYNOTE SPEAKERS:
- Benjamin Boudou (Max Planck Institute for the Study of Religious and Ethnic Diversity - Göttingen)
- Vicente Domingo García-Marzá (Universidad Jaume I – Castellón)
- Elsa Lechner (CES - Universidade de Coimbra)

O impacto social e político dos fluxos migratórios recentes é incontestável. Eles induzem a necessidade de formas de coexistência mais integradoras; introduzem novas discussões na esfera pública; forçam a clarificação de facções, instigando antigos receios nacionalistas ao lado de renovadas expectativas ecuménicas; levam a um exercício jurídico peculiar; põem à prova a resiliência das democracias vigentes e a consistência dos valores nos quais se supõem assentes; suscitam um questionamento de fundo sobre o sentido da modernidade, nomeadamente, do seu compromisso com a laicidade tolerante, a universalidade dos direitos humanos e a progressiva superação da lógica fronteiriça dos Estados-nação, a favor de configurações mais cosmopolitas. A seu propósito avolumam-se, assim, questões sociais, éticas, políticas, económicas e culturais cada vez mais complexas.

É por uma tal capacidade interpeladora, aliada à sua óbvia atualidade, requerendo não só o pragmatismo de soluções efetivas, mas, igualmente, o aprofundamento reflexivo, sistemático e crítico, dos conceitos, das posições, dos valores, dos modelos, que nos propomos pensar as migrações, privilegiando o que nelas constitui um conjunto de desafios teóricos, oriundos de diferentes áreas do saber, para o debate fundamental sobre o que somos, o que fomos e o que queremos ser.

Organização:

Paula Cristina Pereira - IP do GI Filosofia e Espaço Público do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto

Luís Manuel A. V. Bernardo - GI Pensamento Moderno e Contemporâneo do CHAM - FCSH/NOVA-UAc

As propostas de comunicação deverão ser submetidas até 3 de Abril para o endereço electrónico: lm.bernardo@fcsh.unl.pt

IF / UP

Call for papers (.pdf)
Cartaz | Poster (.pdf)
Programa | Programme (.pdf)
Abstracts (.pdf)