Congresso Internacional20.04.2017 a 21.04.2017
Portugal e a Europa nos séculos XV e XVI. Olhares, relações, identidade(s)
NOVA FCSH - Torre B, Auditório 1 (piso 1)

Num momento em que se discutem as fragilidades da União Europeia, evocar as origens da própria ideia de Europa (assim como os sentimentos e as identidades inerentes), percepcionando obstáculos e limitações, mas também continuidades e permanências, pode revestir-se de importância decisiva para os anos que se avizinham.

Neste quadro, o presente encontro pretende reflectir sobre a composição e descrição de paisagens europeias (humanas e físicas) no período de transição da Respublica Christiana para uma Europa concebida enquanto cenário emergente das monarquias nacionais e das grandes Casas dinásticas. Se por um lado se visa indagar sobre a forma como em Portugal, nos séculos XV e XVI, se projectava o espaço europeu, por outro ambiciona-se identificar a natureza das representações então construídas.

Noutra vertente, buscam-se respostas válidas para questões centrais como o carácter e a constância das relações mantidas com os diversos territórios europeus. Os contactos político-diplomáticos, militares e estratégicos, de índole religiosa, comercial e mercantil, bem como a circulação artística estarão no centro de uma reflexão multidisciplinar.

As representações que suportavam as figurações desenvolvidas denunciavam identidades cada vez mais marcadas, mas também traziam consigo, ainda que na maioria das vezes de forma pouco declarada, as primeiras evocações de uma consciência relativamente a um espaço e uma herança cultural comuns.

Participação:

Participação mediante inscrição prévia. As inscrições estão abertas até ao dia 17 de Abril e devem ser efectuadas por email, para paulo.lopes@fcsh.unl.pt

O congresso é de entrada livre para estudantes (inclui coffee breaks, documentação, certificado de presença). Nesta modalidade, deve ser enviado um comprovativo da qualidade de estudante junto com o email de inscrição.

Para o público em geral tem um custo de 5€ (inclui coffee breaks, documentação, certificado de presença) [a informação para pagamento será disponibilizada brevemente].

Paulo Catarino Lopes (CHAM)

IEM / NOVA FCSH

Programa | Programme (.pdf)
Cartaz | Poster (.pdf)