PT EN
7.º Ciclo de Conferências04.04.2017
Relações Luso-Italianas na Época Medieval e Moderna
Tema: Chi fa questo camino è ben navigato. Culturas e dinâmicas nos portos de Itália e Portugal (sécs. XV-XVIII)

 

O camino – termo utilizado pelo mercador-letrado Filippo Sassetti – dos ciclos de conferências luso-italianas revelou-se rico de investigações inovadoras e de novos percursos. Através destes últimos, seguindo os vestígios das relações artísticas, diplomáticas e económicas, foi possível representar a complexidade e a profundidade das ligações entre Itália e Portugal. 

Ambos territórios marítimos, quer o espaço itálico quer Portugal fizeram-se destacar em grande medida pelos seus portos estratégicos no Mediterrâneo e no Atlântico, lugares dinâmicos e com uma pujante vida própria enquanto centros de pessoas e mercadorias provenientes das mais variadas partes do mundo. 

Nesse sentido, é objectivo do 7º ciclo de conferências luso-italianas investigar a cultura, as dinâmicas e o quotidiano que tornava os portos italianos e portugueses sítios de interacção de diferentes ambientes e interesses, bem como de troca de conhecimentos em todas as suas vertentes. Sempre tendo por princípio fundador uma abordagem interdisciplinar, na qual a arqueologia, a diplomacia e a história social e económica contribuem para aprofundar e detectar novas pistas de pesquisa. 

  

 

Organização

CHAM / NOVA FCSH
FL / UL
Cátedra Alberto Benveniste

 

Apoio

SGL
Embaixada de Itália
IIC Lisboa
GEO / CML
Academia de Marinha

 

 

Programa | Programme (.pdf)
Ciclo de Conferências «Relações luso-italianas na época medieval e moderna» (Web)