Conferências do CHAM03.10.2016
Conferência «Homens de armas e letras. Signaling e remuneração dos primeiros tabeilões das ilhas filipinas (1568-1583). O caso de Alonso Beltrán»
16h00 | NOVA FCSH - Edifício ID, Sala 0.07 (piso 0) | Entrada livre por Antonio Real Botija (Ludwig-Maximilians-Universität/Universidad Pablo de Olavide)

Abstract

«Afinal do século XVI, a relação política entre o súdito das ilhas Filipinas e o rei baseou-se geralmente na conservação do arquipélago. Isto é apreciável no signaling dos primeiros povoadores das ilhas nas suas memórias. Entre estes primeiros povoadores destacou-se o signaling dos primeiros homens de letras, com destaque para os tabeliões, indivíduos que controlaram as armas e a escrita, mostraram à Coroa um perfil diverso em relação aos outros primeiros povoadores.»

Esta conferência é organizada no âmbito da linha temática «Cidades Globais».

Francisco Zamora Rodríguez (CHAM)

Cartaz | Poster (.pdf)
Nota Biográfica e Abstract | Biographical Note and Abstract (.pdf)