Ciclo de Seminários21.09.2016
Arquivos & História: estado(s) da(s) arte(s)
15h00 | Torre do Tombo Tema: From archives and academia to politics and pop culture. European medievalism(s) in the 19th and 20th centuries

Na primeira sessão do ciclo de seminários, iremos focarmos na relação entre a comummente chamada História “científica” e os seus usos “populares”. Tomando como objecto de estudo a representação e os usos da Idade Média na Época contemporânea, discutir-se-ão as fronteiras entre campos que são normalmente encarados em separado – da história académica e trabalho de arquivo, aos usos da História medieval na politica e na cultura popular.

Com a participação de: Maria de Lurdes Rosa (Universidade NOVA de Lisboa), Tommaso Di Carpenga Falconieri (Universidade de Urbino) e Valentin Groebner (Universidade de Lucerna)
Moderação: Pedro Martins

Este ciclo de Seminários promoverá um encontro mensal, ao longo de 2016/17, para apresentar investigações em curso e debater uma relação a (re)construir.

Organização: Pedro Martins (IHC) e Maria de Lurdes Rosa (NOVA FCSH)

IHC / NOVA FCSH
IEM / NOVA FCSH