Cátedra UNESCO13.05.2016 a 31.12.2016
Património Cultural dos Oceanos
A Cátedra UNESCO Património Cultural dos Oceanos da Universidade Nova de Lisboa, sob a coordenação e responsabilidade científica do Professor João Paulo Oliveira e Costa, é única a nível mundial

Liderada pelo CHAM, tem como parceiros na FCSH, o IHC, o IEM e o IELT. Reúne, dentro das suas competências, no âmbito de três principais linhas de actuação - investigação científica, formação e educação superior avançada, e disseminação - temas centrais relacionados com a arqueologia marítima e subaquática e a história marítima e ambiental. Tem como objetivo principal abordar questões actuais da história dos oceanos e do seu património cultural numa abordagem multidisciplinar que relaciona diversas metodologias das humanidades de forma partilhada e integrada. A Cátedra UNESCO Património Cultural dos Oceanos permitirá ainda estabelecer redes de contactos entre instituições, investigadores e estudantes visando a criação de parcerias efectivas entre vários países Atlânticos da Europa, África e América. São parceiros actuais da Cátedra várias instituições portuguesas e de países como Espanha, Irlanda, Marrocos, Cabo Verde, Brasil e Colômbia. É objetivo desta rede, liderada pela Universidade NOVA de Lisboa, salientar a importância de princípios como a partilha de conhecimento, solidariedade social e o estabelecimento de bases de desenvolvimento de boas práticas de acordo com os princípios da UNESCO.

Tendo já sido apresentadas em sede da UNESCO e perante os pares internacionais, irão agora arrancar uma série de actividades sob a chancela da Cátedra. Assim, com o apoio do trabalho de uma equipa de investigadores dos centros da NOVA FCSH, são de salientar a continuação de projetos de investigação já estabelecidos, a criação de formação pós-graduada na área da arqueologia marítima para o mundo afro-ibero-americano, o desenvolvimento de novas problemáticas científicas e a preparação de candidaturas europeias e internacionais, a realização de palestras abertas ao público em geral, a realização de conferências científicas sobre o passado dos oceanos, seu património, culturas e ambientes, e ainda a criação de um programa educativo temático para escolas associadas da UNESCO.

A Cátedra UNESCO Património Cultural dos Oceanos irá contribuir para uma melhor compreensão e valorização do património cultural marítimo e de sociedades marítimas locais, permitindo uma chamada de atenção para a sua preservação e encorajando actividades sustentáveis de exploração dos recursos culturais dos países envolvidos. Para tal, é necessário que exista o reconhecimento do potencial e do valor de tais recursos. Mais, é essencial a participação activa de todas as comunidades envolvidas e interessadas, as comunidades locais, a comunidade científica e a política.

CHAM / NOVA FCSH | CHAM Açores
NOVA
CNU / MNE

Participação