PT EN
Colóquio13.04.2016 a 14.04.2016
O Sentido do Gesto e a Sua Memória
NOVA FCSH - Torre B, Auditório 1 (piso 1)

 

O colóquio «O Sentido do Gesto e a Sua Memória» pretende ser um espaço para olharmos as contribuições dos estudos da vida quotidiana na construção do conhecimento sobre diferentes épocas.

Procurando olhar temáticas por vezes negligenciadas, surge de uma vontade de promover e evidenciar a interdisciplinariedade na investigação, convocando a este lugar de diálogo os vários saberes, desafiando para esta tarefa a Arqueologia, a História e a História da Arte: na sua singularidade e complementaridade. É o encontro - de linguagens, métodos, objectos de estudo, professores e alunos - que queremos evidenciar. O gesto, ou os gestos, - que nos remetem para o dia-a-dia, para as presenças e para as ausências, para a gestualidades e os seus cânones - pretende, não ser o tema central, mas uma via de entrada para nos aproximarmos das diferentes dimensões que compõem o quotidiano: nas suas permanências e rupturas, nas diversas manifestações, tessituras e leituras que assume e produz. Todos os aspectos e temáticas da vida quotidiana - o seu estudo, a arqueologia dos gestos diários, o seu reflexo nas artes - têm, assim, lugar neste colóquio.

 

Comissão organizadora: André Filipe Neto (2º ano do 2º ciclo de História/CHAM-FCSH-UNL/CHAM Açores), Andreia Fontenete Louro (3º ano do 1º ciclo de História/ FCSH-UNL),  Leonardo Aboim Pires (1º ano do 2º ciclo de História/ FCSH-UNL), Mariana Alves Pereira (3º ano do 1º ciclo de História/ FCSH-UNL)

 

 

 

Apoio

CHAM / NOVA FCSH | CHAM Açores
IHC / NOVA FCSH
IEM / NOVA FCSH
IHA / NOVA FCSH

 

 

 

Cartaz | Poster (.pdf)
Programa (.pdf)
Livro de Resumos (.pdf)