Tertúlia22.11.2018 a 23.11.2018
Um livro, uma revista, uma canção contra a Guerra colonial
18h00-20h00 | Biblioteca Camões | Entrada livre Convidado, Jorge Tavares da Silva (reformado, estudioso da história do mar e da gastronomia portuguesas, ex-tradutor e chefe do Sector de Publicações e Documentação do Secretariado-Geral do Conselho da União Europeia, antigo exilado e refugiado político da ONU em Bruxelas em 1967-74)

Livro a comentar: O valente soldado Chvéïk, de Jaroslav Haisek (v. or. em português da Portugália Editora, 195-)

Revista: L’enragé, fundada e animada por Jean-Jacques Pauvert, Siné e Wolinski (Paris, 1968)

Canção: «Abandono» (interpretada por Amália Rodrigues; texto de David Mourão Ferreira e música de Alain Oulman; canção do álbum «Busto», de 1962).

Esta tertúlia pretende ser uma iniciativa original de apresentação de testemunhos contra a Guerra colonial (1961-74), e contra a guerra em geral, partindo da escolha pessoal de um livro, uma revista e/ou uma canção que tenham sido marcantes nessa tomada de consciência cívica. Várias destas escolhas foram então censuradas, em Portugal, França, etc.

Daniel Melo (CHAM)

Biblioteca Camões / CML

CHAM / NOVA FCSH | CHAM Açores

Convite | Invitation (.pdf)