Esta exposição realiza-se no âmbito do encerramento do projecto «INVENT.ARQ - Inventários de arquivos de família, sécs. XV-XIX: de gestão e prova a memórias perdidas. Repensando o arquivo pré-moderno, (FCT-EXPL/EPH-HIS/0178/2013)».
A exposição reúne a maior parte dos inventários estudados no projecto, provenientes de instituições públicas e privadas, e ainda de proprietários de arquivos de família. O objectivo é proporcionar o contacto directo com documentos de grande valor histórico e arquivístico, até agora praticamente desconhecidos, muitos deles inéditos e de difícil acesso, ao mesmo tempo que se propõe uma leitura do conjunto, de acordo com os objectivos do projecto de investigação.
No dia da inauguração, será ainda realizada a apresentação pública, em Portugal, do livro Rethinking the Archive in Pre-Modern Europe: Family Archives and their Inventories from the 15th to the 19th Century, igualmente resultado do projecto INVENT.ARQ e já lançado em Novembro de 2015, no Institute for Advanced Study, Princeton (EUA). A obra será apresentada por Fernanda Maria Guedes de Campos.
Organização
IEM / NOVA FCSH
Participação
CHAM / NOVA FCSH | CHAM Açores
IICT
IHC / FCSH/NOVA
UPPA
Casa de Velázquez
Cartaz | Poster (.pdf)
Mais informações | For more information (Web)