Tertúlia09.12.2015
Um livro, uma revista, uma canção contra a Guerra colonial
18h00-20h00 | Biblioteca Camões | Entrada livre Convidado, Rui Simões (Cineasta, professor e responsável pela produtora Realficção, desertor à Guerra colonial e autor de documentário específico Guerra ou Paz, antigo exilado em Paris e Bruxelas, 1966-74)

Livro a comentar:  A geração da utopia de Pepetela (v.or. em português de 1992)

Revista: Cadernos de Circunstância fundada e animada por Aquiles de oliveira, Fernando Medeiros, Jorge Valadas, Alfredo Margarido, Manuel Villaverde Cabral, Alberto Melo, João Freire, José Maria Carvalho Ferreira, José Rodrigues dos Santos e José Hipólito dos Santos, entre outros (Paris, 1967-70)

Canção: Ma liberté (interpretada por Georges Moustaki, 1970; texto de Serge Reggiani e música de Georges Moustaki; canção do álbum «Bobino 70», de 1970).

Esta tertúlia pretende ser uma iniciativa original de apresentação de testemunhos contra a Guerra colonial (1961-74), e contra a guerra em geral, partindo da escolha pessoal de um livro, uma revista e/ou uma canção que tenham sido marcantes nessa tomada de consciência cívica. Várias destas escolhas foram então censuradas, em Portugal, França, etc.

Daniel Melo (CHAM)

Biblioteca Camões / CML

CHAM / NOVA FCSH | CHAM Açores

Convite | Invitation (.pdf)