Seminário13.11.2015
Noble houses and their archives in a comparative perspective (Portugal-Spain-France, 14th-19th centuries
Institute for Advanced Study, Princeton

O seminário, que procurará discutir o tema dos arquivos de família, bem como o das relações entre os dois saberes História e Arquivística, insere-se no projecto de investigação proposto por Maria de Lurdes Rosa no âmbito da sua “membership” semestral no IAS, a decorrer entre Setembro e Dezembro, com o tema Reconstructing noble family archives, remaking family histories (Medieval and Early modern Portugal). Recovered voices, newfound questions.

18h45 - Lançamento do livro Rethinking the Archive in Pre-Modern Europe: Family Archives and their Inventories from the 15th to the 19th Century do projecto INVENT.ARQ.

A obra será apresentada pelos editores Mª de Lurdes Rosa (IEM) e Randolph C. Head (U. California – Riverside)

Para além do IEM, são instituições parceiras do seminário o IAS / School of Historical Studies, a Casa de Velazquez, o ITEM – Identités, territoires, expressions, mobilités (U. Pau et des Pays de l’Adour),  e o CHAM (FCSH/ UNL). A Fundação Calouste Gulbenkian apoia a iniciativa através do programa “Apoio a congressos nos domínios da língua e da cultura portuguesas”

IEM / NOVA FCSH

CHAM / NOVA FCSH | CHAM Açores