Programa
28 Outubro (Palácio Fronteira)
14h30 – Abertura do Encontro e visita ao Palácio Fronteira
15h30 – Conferência abertura: Roger Chartier, Collège de France
16h15 – pausa
16h30 às 18h - debate dos temas (1ª parte)
"Editores" – Carlos Alberto Gonzalez Sanchez, Univ. Sevilla
"Teatro" – Maria João Brilhante, Univ. Lisboa
29 Outubro (Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa)
Debate dos temas (2ª parte)
10h-11h20 - "Romances e traduções" – James Raven, Univ. Cambridge & Essex
11h20 - 11h30 - pausa
11h30-12h50 - "Periódicos" – Fátima Nunes Ferreira, Univ. Évora
"Circulação de pessoas e de ideias" – Diogo Ramada Curto, Univ. Nova de Lisboa
12h50 – 14h50 – almoço
15h – 16h10 – discussão por grupos
16h10 – pausa
16h30 – 18h – discussão por grupos
30 Outubro (Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa)
10h – 12h30 – Intervenções de encerramento dos grupos
(Lúcia Granja, Márcia Abreu, Tânia de Luca, Orna Levin, Claudia Poncioni e Sandra Vasconcelos)
12h30 – Intervenção de encerramento, Jean-Yves Mollier, UVSQ
O encontro "Espaços culturais transatlânticos - conclusões de um projecto internacional" surge na sequência dos trabalhos que, desde 2010, têm sido desenvolvidos por uma equipa coordenada por investigadores da Universidade de Versailles - Saint-Quentin-en-Yvellines (UVSQ), com Jean-Yves Mollier, e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com Márcia Abreu, sob o tema "A Circulação Transatlântica dos impressos e a mundialização da cultura no século XIX" (ver www.circulacaodosimpressos.iel.unicamp.br/index.php?cd=0&lang=pt).
Inicialmente ancorado em três eixos (1. agentes, 2. instituições e lugares e 3. formas materiais e géneros), este projecto visa esclarecer os vários circuitos percorridos por livros e revistas da Europa para o Brasil (e vice-versa) e no interior do Brasil. Pretende-se também considerar a velocidade e a intensidade com que obras, pessoas e ideias viajavam entre Inglaterra, Portugal e Brasil e avaliar a sincronia do interesse despertado pelos mesmos livros em lugares diferentes, clarificando o papel de editores, livreiros e empresários teatrais, com actividade em diferentes países, dando especial atenção à tradução das obras.
O projecto reúne anualmente desde 2010 e é, desde 2011 financiado pela FAPESP (11/07342-9). Nos encontros anuais discute-se e confronta-se o trabalho realizado e, desde 2014, procura-se já apurar resultados e preparar o seu formato final. Os encontros realizaram-se em Paris (2010 e 2013), Lisboa (2011) e São Paulo (2012 e 2014) voltando agora em 2015 de novo em Lisboa. A equipa coordenou ainda painéis na Conferência SHARP, em Filadélfia 2013 e em diversos encontros regionais e organizou em 2012, em Campinas e em São Paulo uma Escola de Estudos Avançados com o tema do projecto de que resultou um livro que será apresentado em Londres, no próximo mês de Novembro (I. B. Tauris Publishers).
Os eixos do Encontro de 2015, em Lisboa, são seis: 1. Editores; 2. Romances; 3. Traduções; 4. Periódicos; 5. Circulação de pessoas e de ideias e 6. Teatro. Em cada tema intervirão especialistas exteriores à equipa criticando e reflectindo sobre os resultados obtidos. A abertura estará a cargo de Roger Chartier e o encerramento será feito por Jean-Yves Mollier, e todas as sessões plenárias estarão abertas a outros investigadores e ao público em geral, razão pela qual se escolheu começar os trabalhos no Palácio Fronteira. As sessões de trabalho por sub-grupo serão reservadas aos investigadores que o compõem.
Comissão organizadora
João Luís Lisboa (CHAM - FCSH/NOVA-UAc)
Vanda Anastácio (Centro de Estudos Clásscios-FLUL)
Márcia Abreu (UNICAMP)
Apoio
Patrícia J. Palma
Beatriz Serrão
Carla Veloso
* A IIlustração portuguesa, 2º anno, nº20, 30 Novembro 1885. gravura brinde, acompanhada do seguinte texto: "A nossa gravura é copia d'um quadro de C. Goguin, exposto na galeria Dudley em Inglaterra. O assumpto é muito simples e explica-se por si mesmo. Uma dama, sem dúvida mil vezes mais interessante que o romance que está lendo, acha-se de tal maneira absorvida por elle, que esquece tudo o que a rodeia. A attitude é elegante e natural, e os accessorios do quadro são introduzidos com tal arte, que revelam um esmerado gosto." (p.10)
Organização
CHAM / NOVA FCSH | CHAM Açores
CEC / FL/UL