Tertúlia14.10.2015
Um livro, uma revista, uma canção contra a Guerra colonial
18h00-20h00 | Biblioteca Camões | Entrada livre

Convidado, José Rosa (reformado, antigo bancário na Societé Générale de Belgique, desertor com armas em 1967, antigo exilado em Bruxelas em 1967-74).

Livro a comentar: Os condenados da terra, de Frantz Fanon (v. or. em francês de 1961, v. port. Ulisseia, 1961, iniciativa de Vítor Silva Tavares, então seu director literário, trad. de Serafim Ferreira, capa de Sebastião Rodrigues)

Revista: Hara-Kiri, fundada por François Cavanna, Prof. Choron e Fred (Éditions du Square, 1960-86), com uma versão semanal intitulada Hara-Kiri Hebdo/ L'hebdo Hara-Kiri (1969); antecessora da Charlie Hebdo.

Canção: «Le Déserteur» (interpretada por Serge Reggiani, 1964; texto de Boris Vian e música de Boris Vian e Harold Berg, em 1954; antecedido pelo poema «Le dormeur du Val», de Rimbaud, 1870).

Esta tertúlia pretende ser uma iniciativa original de apresentação de testemunhos contra a Guerra colonial (1961-74), e contra a guerra em geral, partindo da escolha pessoal de um livro, uma revista e/ou uma canção que tenham sido marcantes nessa tomada de consciência cívica. Várias destas escolhas foram então censuradas, em Portugal, França, etc.

Daniel Melo (CHAM

Biblioteca Camões / CML